Pular para o conteúdo principal

Sobre mim


Nasci em 13 de março de 1980 em São Paulo.

Graduada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no ano 2000. Desde então venho pesquisando o Benthos Antártico e ministrando aulas de Biologia, Química e Ciências.

Em 2005, me tornei Mestre em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (Instituto Oceanográfico) estudando o Fital de Macroalgas Antárticas (Invertebrados associados às algas), trabalhando com Ecologia e Biodiversidade dos invertebrados com ferramentas mais convencionais.

Já em 2010, me mudei para Barcelona-Espanha para começar meu Doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona (Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals), continuando minhas pesquisas com o Benthos, colocando em prática o que aprendi na Operanção Antártica, que participei em 2003, sobre Isótopos Estáveis, mas agora incorporando outros biomarcadores (Ácidos Graxos e Bioquímica Total) no estudo da Cadeia Trófica e suas mudanças devido ao Aquecimento Global.

Terminei meu Doutorado em dezembro de 2014, porém em janeiro e março voltei à Antártica mais 2 vezes para coletas de Benthos para continuar minhas pesquisas de Cadeia Alimentar e Mudanças Ambientais.

Posso dizer que sou uma pesquisadora fanática por Antártica, Pinguins e claro, pelo Benthos escondido embaixo das águas do mar gelado. Por isso me tornei membro da APECS (Associação de Pesquisadores Polares no Início de Carreira) em 2010, sendo membro ativo da APECS Brasil desde então e em 2012 me tornei, também, vice-secretária da APECS-Spain.

Também sou Conselheira da APECS Internacional, coordenando as atividades de Educação e Divulgação, tais como as Semanas Polares Internacionais e o Dia da Antártica. Faço palestras sobre Antártica e sua importância, tanto presenciais quanto via skype e webconferências.

Um dos meus lemas favoritos"Não vou me preocupar com o passado, vou apenas pensar no futuro, pois é nele que eu pretendo passar o resto da minha vida" ;-)



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Bentos?

Texto: Francyne Elias-Piera Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície da Terra e abrigam uma enorme diversidade de formas de vida, flora e fauna. Para estudar essa enorme quantidade de vida, os organismos marinhos são divididos em função de seu tamanho e hábito de vida. São 3 grupos principais: plâncton, nécton e bentos. Plâncton: organismos que ficam à deriva dos movimentos oceânicos, que não tem capacidade natatória. Nécton: são organismos com boa capacidade natatória, como a maior parte dos peixes e dos mamíferos marinhos. Bentos: f azem parte do bentos organismos que vivem no substrato, fixos ou que possuem pouca capacidade de movimento. O substrato para o bentos pode ser uma rocha, uma baleia, fragmentos de vegetais ou o sedimento do fundo do mar. São exemplos de organismos bentônicos: as algas sésseis, as esponjas, as cracas, bem como todos aqueles animais que rastejam ou se enterram no sedimento (poliquetas, crustáceos moluscos etc..). A fauna bentônica desemp...

Minha Primeira OPERANTAR

A primeira vez que fui à Antártica foi em outubro de 2003, quando ainda estava no Mestrado. Participei da OPERANTAR XXII fazendo parte do Projeto "REDE 2: Gerenciamento Ambiental da Baía do Almirantado, Ilha Rei George - Antártica, Subprojeto "Avaliação do Conhecimento da Estrutura das Comunidades Bentônicas para o Gerenciamento Ambiental da Baía do Almirantado". Embarcamos no navio NApOc Ary Rongel no Rio de Janeiro, onde havia a Banda da Marinha e todos os familiares para se despedirem, pois estava começando mais uma Operação Antártica. Fizemos uma parada em Rio Grande, principalmente para pegar as roupas Antárticas na ESANTAR, e logo seguimos para a Antártica. Eu estava atravessando o Estreito de Drake pela primeira vez. Nessa primeira vez o "Drake" foi bom comigo e o mar estava calmo, acho que uma das poucas vezes que isso já aconteceu. Nesse ano, só fomos ver a neve quando vimos o primeiro Iceberg, isto é, quando já estávamos na Antártica. For...

Curioso sobre a Antártica? Envie sua pergunta!

Quando digo à alguém que já estive na Antártica, ou quando dou alguma palestra sobre a Antártica, muitas pessoas me enchem de perguntas. Dúvidas de todos os tipos. Perguntas sobre as pesquisas, sobre a convivência dos pesquisadores, sobre a nossa rotina, ou até perguntas muito simples (muito comum até...): Como vocês fazem para ir ao banheiro? Quando estou presente procuro responder a todos, mas outro dia, eu estava fazendo um curso de Fotografia Submarina, e conheci uma pessoa que se entusiasmou com minhas viagens e com as minhas fotos. Ele mostrou minhas fotos para várias pessoas, que também gostaram. Curiosas e com dúvidas, o encheram de perguntas....mas ele não tinha todas as informações (muitas vezes, nem eu tenho...). E foi assim que surgiu a ideia de responder todas essas perguntas sobre a Antártica aqui no meu blog! Então se você tem alguma dúvida, pergunta, curiosidade sobre a Antártica, comente aqui ou mande um e-mail (francyne.ep@gmail.com) que responderei ;-)...