Pular para o conteúdo principal

Minha Primeira OPERANTAR

A primeira vez que fui à Antártica foi em outubro de 2003, quando ainda estava no Mestrado. Participei da OPERANTAR XXII fazendo parte do Projeto "REDE 2: Gerenciamento Ambiental da Baía do Almirantado, Ilha Rei George - Antártica, Subprojeto "Avaliação do Conhecimento da Estrutura das Comunidades Bentônicas para o Gerenciamento Ambiental da Baía do Almirantado".



Embarcamos no navio NApOc Ary Rongel no Rio de Janeiro, onde havia a Banda da Marinha e todos os familiares para se despedirem, pois estava começando mais uma Operação Antártica. Fizemos uma parada em Rio Grande, principalmente para pegar as roupas Antárticas na ESANTAR, e logo seguimos para a Antártica.

Eu estava atravessando o Estreito de Drake pela primeira vez. Nessa primeira vez o "Drake" foi bom comigo e o mar estava calmo, acho que uma das poucas vezes que isso já aconteceu.

Nesse ano, só fomos ver a neve quando vimos o primeiro Iceberg, isto é, quando já estávamos na Antártica.
Foram 15 dias navegando, 3 a 4 dias só no Drake, depois desembarquei e fui para a Estação Antártica Comandante Ferraz, onde permaneci por mais 53 dias.

Nesses dias na Estação trabalhamos no Projeto, coletando amostras de Benthos a bordo da "Skua" ou caminhando pela praia. Os animais coletados eram trazidos para o laboratório da Estação e preparávamos tudo para que depois as amostras pudessem ser levadas à Universidade de São Paulo para serem analisadas.


Quando a nossa fase terminou, embarcamos novamente  no NApOc Ary Rongel, para irmos até a Base Chilena Eduardo Frei, foram 3 horas de uma Estação a outra a bordo do navio.

Na Base Chilena subimos no avião da FAB, o Hércules C-130, para nosso retorno. Começamos a viagem indo até Punta Arenas (2 horas de vôo), onde ficamos 2 dias para que pudessem abastecer o avião para seguir viagem até Rio Grande (mais 6 horas de vôo), onde alguns pesquisadores desembarcaram e onde devolvemos as roupas.
Logo depois eu segui até São Paulo (mais umas 2-3horas...) terminando minha primeira OPERANTAR.

Aqui deixo um vídeo que fiz com algumas fotos da minha Primeira OPERANTAR!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Bentos?

Texto: Francyne Elias-Piera Os oceanos cobrem mais de 71% da superfície da Terra e abrigam uma enorme diversidade de formas de vida, flora e fauna. Para estudar essa enorme quantidade de vida, os organismos marinhos são divididos em função de seu tamanho e hábito de vida. São 3 grupos principais: plâncton, nécton e bentos. Plâncton: organismos que ficam à deriva dos movimentos oceânicos, que não tem capacidade natatória. Nécton: são organismos com boa capacidade natatória, como a maior parte dos peixes e dos mamíferos marinhos. Bentos: f azem parte do bentos organismos que vivem no substrato, fixos ou que possuem pouca capacidade de movimento. O substrato para o bentos pode ser uma rocha, uma baleia, fragmentos de vegetais ou o sedimento do fundo do mar. São exemplos de organismos bentônicos: as algas sésseis, as esponjas, as cracas, bem como todos aqueles animais que rastejam ou se enterram no sedimento (poliquetas, crustáceos moluscos etc..). A fauna bentônica desemp...

Curioso sobre a Antártica? Envie sua pergunta!

Quando digo à alguém que já estive na Antártica, ou quando dou alguma palestra sobre a Antártica, muitas pessoas me enchem de perguntas. Dúvidas de todos os tipos. Perguntas sobre as pesquisas, sobre a convivência dos pesquisadores, sobre a nossa rotina, ou até perguntas muito simples (muito comum até...): Como vocês fazem para ir ao banheiro? Quando estou presente procuro responder a todos, mas outro dia, eu estava fazendo um curso de Fotografia Submarina, e conheci uma pessoa que se entusiasmou com minhas viagens e com as minhas fotos. Ele mostrou minhas fotos para várias pessoas, que também gostaram. Curiosas e com dúvidas, o encheram de perguntas....mas ele não tinha todas as informações (muitas vezes, nem eu tenho...). E foi assim que surgiu a ideia de responder todas essas perguntas sobre a Antártica aqui no meu blog! Então se você tem alguma dúvida, pergunta, curiosidade sobre a Antártica, comente aqui ou mande um e-mail (francyne.ep@gmail.com) que responderei ;-)...